Páginas

quarta-feira, 1 de abril de 2009

A ARTE E O ROMANCE COM O INCONSCIENTE


UM PONTO EM COMUM ENTRE A ARTE E O INCONSCIENTE COM CERTEZA (E PARA A FELICIDADE DE MUITOS ESTUDIOSOS DE ARTE E PSICOLOGIA) É A EXISTÊNCIA DE NENHUM LIMITE VISÍVEL.

ISSO MESMO, “EXISTÊNCIA”.


NÃO VOU COLOCAR QUE TAL NÃO EXISTE. NA VERDADE, NUNCA SABEREMOS. AINDA ESTAMOS DISTANTES DE DESCOBRIR, SÓ PARA EXEMPLIFICAR, AINDA EXISTE PESSOAS NOS DIAS DE HOJE DAS QUAIS AINDA ACREDITAM QUE QUANDO MORREM VÃO PARA O CÉU. ?!?!?!?!?!?!?

TENTE NÃO FICAR LOUCO.

FREUD DISSE QUE A ARTE SERIA A SUBLIMAÇÃO DOS NOSSOS DESEJOS INCONSCIENTES.

OK.

ATÉ ONDE ENTÃO NOSSOS DESEJOS PODEM IR?
NÃO ESTOU QUERENDO DIZER QUE TODOS OS ARTISTAS DO MUNDO SÃO SERES REALMENTE DOTADOS DE UM PODER INFINITO, MAS SIM, ASSIM COMO O NATAL QUE DIZ BOAS VINDAS PARA GRANDES EMOÇÕES, DEIXAR-NOS OTIMISTAS SOBRE O FUTURO EM TEMPOS DE CRISE.

TODO ARTISTA TEM ALGO À MOSTRAR, UMA SINGULARIDADE, UM SEGREDO, UMA VISÃO DO(E) MUNDO.

TENHO CERTEZA QUE A VISÃO QUE TEMOS DESTE MUNDO JÁ SE TORNOU BEM CHATA. PLANTAS, ÁRVORES, PEDRAS, NUVENS... BLÁ, BLÁ, BLÁ..... O ARTISTA JÁ TEM, DENTRO DE SUA CABEÇA, UMA VISÃO DIFERENTE DO NORMAL, ALÉM DOS LIMITES DO CONSCIENTE.

SERIA INTERESSANTE CONHECER A VISÃO QUE CADA ARTISTA DESTE MUNDO TEM SOBRE TUDO O QUE EXISTE.

AINDA NÃO FICOU LOUCO? VAMO LÁ... TAMO QUASE... SÓ MAIS UM POUQUINHO.

E SE CADA ARTISTA ALÉM DE TER UMA VISÃO COMPLETAMENTE NOVA, SEPARADAMENTE, DENTRO DE SUA MENTE, A EXPRESSASSE ATRAVÉS DE SUA ARTE, MUDASSE-A COMPLETAMENTE À CADA NOVA EMOÇÃO QUE VIVENCIASSE.

BOOM....


OLHA O MUNDO FANTÁSTICO QUE ESTAMOS PERDENDO. ESTE BLOG FOI CRIADO PARA MUITOS DESABAFOS E CRÍTICAS SOBRE TUDO ISSO. A PARTIR DE AGORA.

Nenhum comentário:

Patrocinio UOL