Páginas

domingo, 12 de abril de 2009

A ARTE DE RESOLVER GRANDES PROBLEMAS


René Descartes

Para você que ainda não conhece esse tal René, não descarte essa postagem.

Considerado um dos fundadores da filosofia, René Descartes nasceu em La Hage, França, em 31 de março de 1596. O criador do método cartesiano possuía grande conhecimento em filosofia e matemática, seu maior desejo era “aprender a distinguir o verdadeiro do falso”.

A obra mais famosa dele foi, sem dúvida, o “Discurso sobre o método”, onde dizia que a realidade respondia a uma ordem racional. As idéias do livro incentivaram mudanças, inclusive, na modernidade, serviu como enredo da trilogia Matrix.

Uma de suas frases “penso, logo existo”, é uma síntese de seu pensamento inovador, e não é exagero dizer que esta, fez muita gente pensar depois disso.

O texto deixa bem claro uma dúvida que persiste na cabeça de qualquer um. Você já ouviu aquela frase “eu só acredito vendo”, ou então, para aqueles mais otimistas “o que os olhos não vêem o coração não sente. Pois é, sempre queremos ter uma explicação, saber a grande verdade.

O mais difícil é, através desta idéia, ir até o final, e descobrir algo realmente diferente. Nem sempre podemos confiar em nossa mente, criamos soluções rápidas para uma tranqüilidade momentânea. Concluindo: se questionar, é aí que esta o problema.

Fonte: Enciclopédia Britânica Barsa

Nenhum comentário: